top of page
Buscar

Os benefícios do Gyrotonic para Bailarinos


Como um bailarino, você provavelmente já incorporou o Pilates na sua rotina de treinos. Mas você já ouviu falar de Gyrotonic? Bom, está prestes a se tornar o seu mais novo exercício preferido.

O Gyrotonic Expansion System inclui dois métodos: Gyrotonic (com equipamentos) e o Gyrokinesis (com um tapete e uma cadeira). Os dois foram desenvolvidos por Juliu Horvath, um bailarino profissional de Romênia. Após uma série de lesões sérias durante sua carreira, Horvath começou a desenvolver métodos como uma forma de se curar e recuperar força e agilidade.

Os exercícios do método são compostos de espirais, movimentos circulares, realizados com repetições ritmadas com a respiração. À medida em que um movimento flui para o próximo, as articulações do corpo são capazes de se mover numa amplitude natural do corpo sem serem comprimidas. As sequências são cuidadosamente construídas para criar um equilíbrio, eficiência, força e flexibilidade.

Gyrotonic se tornou muito popular entre bailarinos, ginastas e outros atletas mas é valioso para o condicionamento físico de qualquer pessoa em qualquer momento de vida.

Juliana Bianchi é uma fisioterapeuta brasileira que mora em Melbourne. Como uma ex-bailarina, Bianchi é uma instrutora experiente de Pilates e de Garuda e agora está adicionando o Gyrotonic para o seu repertório. Ela decidiu fazer Gyrotonic após ver os resultados incríveis que bailarinos e outros atletas alcançaram ao utilizar os equipamentos. Bianchi incorporou o Gyrotonic no seu trabalho no Anna Tetlow Pilates, um estúdio que é conhecido e amado por bailarinos de Melbourne.

Apesar de o Gyrotonic complementar outros métodos como o Pilates e Garuda, Bianchi diz que é um sistema único e completo.

"O fundamento do Gyrotonic Expansion System consiste em ser um sistema completamente novo de exercícios", ela explica. "Os princípios são de exercitar a musculatura enquanto mobiliza e articula as articulações. A singularidade do método é que alonga e fortalece ao mesmo tempo com o mínimo de esforço, enquanto aprimora a amplitude de movimento e desenvolve coordenação."

Ela descreve que os padrões de movimento são "naturais, sem impacto e puros, sem interrupção, criando uma ponte entre contração e extensão."

Gyrotonic e Gyrokinesis foram desenvolvidos há 30 anos e agora são ensinados por mais de 10.500 instrutores em 52 países.

"Escute o seu corpo e "participe inteligentemente" com a energia que todos temos dentro de nós." - Juliu Horvath - criador do Gyrotonic e Gyrokinesis

Tradução da matéria da Dance Magazine

http://dancemagazine.com.au/2016/09/benefits-gyrotonic-dancers/


160 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page