top of page
Buscar

A Espinha Dorsal das Coisas


Quem me conhece mais de perto, sabe que tem labutado um tanto com problemas na coluna. Eu não podia imaginar o que isso significaria até iniciar um processo de tratamentos, cuidados e percepções.

Tive a oportunidade de observar o que me tira do eixo, o que pesa e dói e, especialmente, o que a postura vinha de longe tentando contar, e somente agora eu podia compreender sobre mim. Desde então, tenho feito uma viagem incrível, com lições que servem para a vida profissional e pessoal que, aliás, são uma coisa só. Compartilho aqui, um pouco desse aprendizado ainda em curso e com muitas descobertas por vir.

· Uma coisa de cada vez. Na coluna e na vida, as coisas não saltam de um extremo a outro. Elas são encaixadas, feito pecinhas de lego, e uma de cada vez. Não adianta querer montar tudo em uma tacada só. Isso vai ser mais pesado do que imagina. E o resultado nunca é lá essas coisas.

· Tome ar. Respirar para tomar fôlego, sentir o coração, ouvir alguém, ter uma ideia. Para tudo a respiração é presente. Descobri que, sem ela, os movimentos são mais curtos e a vida parece menor. Para tomar coragem de dar o próximo passo, desistir ou simplesmente esperar. Seja lá para o que for, encha o peito, encha o corpo de ar. Você ganha em performance dentro e fora. Faça o teste.

· Vai com intenção. É preciso colocar tudo de você. É preciso usar a sua força para alcançar o que precisa. Mas a força não é rigidez. É o contato com o poder da intenção que mora aí dentro. Por vezes, ela tira sonecas longuíssimas e te faz acreditar que nem existe. Blefe! Ela só anda mais preguiçosa porque tem sido pouco acionada. Acorde a sua intenção. É com ela que você começará a perceber diferente, a notar que pode ir um tiquinho mais. Ela, a irmã da potência, precisa que você abra passagem para poder acontecer.

· Solte as asas. Um dia te fizeram acreditar que alguma coisa era muito e você se encolheu? Parabéns, você não está só. Mas, é preciso descobrir onde realmente suas asas começam. Elas não iniciam onde alguém disse não. Elas começam com o seu próprio começo, porque sempre estiveram aí contigo. Aprecie suas asas. Reconheça elas atrás de você, pedindo vôo, liberdade e aventura. E depois? Depois voa! Saboreia a delícia de voltar a ter asas para escolher.

· Erga a cabeça. Não arrebite, nem esconda. Apenas erga a cabeça. Na altura do horizonte. Erga para ver. Para sorver tudo o que te rodeia. Encontre com o mágico da vida acontecendo aí: bem diante dos seus olhos. Sim. Apenas diga sim.

· Estique-se. Essa é a arte de se tornar inteirinho consciente, da cabeça aos pés. Nada de deixar encolhidas alegrias ou tristezas. Nada de diminuir suas esperanças ou dores. Tudo isso é a gente por inteiro e não há o que esconder. Estique-se, e reconheça que bonito é alguém assim total. Nem mais, nem menos. Total. Apenas.

· Aquiete o coração. Que tudo passa. E tudo vem, e recomeça. Se já fez tudo o que devia. Se já entregou o melhor. Se já ouviu e agiu. Agora é a hora da entrega. Solte o ar e deixo o coração quieto, sereno. À espera.

· Coluna é vida. Tudo na vida depende da sua postura. Física ou mental, ela determina a forma como caminha diante de cada situação, como reage a cada ponto de partida, o que sente em cada linha de chegada, onde resiste e onde afrouxa suas próprias cordas. Que pesos suporta e quais não mais carece carregar.

A enorme aventura da vida depende muitíssimo de posicionamento. Por isso, o convite de olhar agora no espelho e conversar com a sua postura diante da jornada: O que sobra? O que falta? O que sustenta? O que dá para reparar? A quem pedir por orientação e ajuda se alguma coisa precisa de ajuste?

A palavra final é sempre sua. O próximo passo também é seu. Espero que ele seja o mais firme que puder. E o mais generoso que conseguir. Com a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo.

*Mozana é uma pessoa apaixonada por desenvolvimento humano. Essa baiana, radicada em São Paulo, tem 17 anos de carreira como publicitária, especialista em causas sociais. Hoje é empreendora da consultoria Mandacaru (https://www.facebook.com/mandacarued/), facilitadora de processos e astróloga e trabalha para que as pessoas e as organizações se fortaleçam, floresçam e prosperem de dentro para fora.

70 visualizações0 comentário
bottom of page