top of page
Buscar

Gyrokinesis e Yoga: corpo, mente e alma


Juliu Horvath, o criador do Gyrotonic e Gyrokinesis, era primeiro-bailarino do Houston Ballet quando rompeu o tendão de Aquiles e teve que interromper sua carreira de bailarino profissional. Durante o período de recuperação, começou a praticar Yoga e se apaixonou pela técnica milenar e pelo que ela proporcionava para seu corpo e mente. Depois de um estudo profundo sobre meditação e Yoga, teve grandes ideias sobre movimento e recuperação, o que o levou a criar o seu próprio sistema único de exercícios. Quando voltou a Nova Iorque no início dos anos 80 começou a dar aulas do que na época chamava de "Yoga Para Bailarinos".

Há muitas semelhanças entre o Gyrokinesis e a Yoga. Os dois trabalham o corpo, mente e alma e conectam os movimentos com padrões específicos de respiração. Praticar qualquer uma das técnicas sem a respiração correspondente não pode ser considerado uma prática verdadeira, apenas parcial e superficial. Gyrokinesis tem efeitos parecidos com o da Yoga para a saúde, trazendo benefícios para o metabolismo, a circulação do sangue e o corpo e mente como um todo. Apesar das similaridades, uma aula de Gyrokinesis e uma de Yoga podem ser bem diferentes. Trabalhando os músculos e articulações de forma ritmada, a prática de Gyrokinesis parece mais com uma dança ou até mesmo natação ou tai chi! Na Yoga a respiração é mais controlada e ajuda no equilíbrio nas posturas, enquanto no Gyrokinesis a integração da respiração com o movimento é provavelmente a parte mais importante do método. As duas técnicas têm conceitos diferentes, mas têm o mesmo objetivo: potencializar e equilibrar corpo, mente e espírito.

Com o crescimento da popularidade e aumento da clientela, eventualmente Juliu refinou o "Yoga Para Bailarinos" para que qualquer pessoa pudesse praticar independentemente da idade ou saúde física - e nomeou o método de Gyrokinesis. Depois continuou a estudar e se aprofundar e criou o Gyrotonic e suas máquinas revolucionárias. Hoje, as técnicas são ensinadas em 84 países por mais de 13.000 instrutores.

Ficou curioso? Vem aqui na nossa casinha na Avenida Doutor Altino Arantes, 161 e descubra como alcançar uma meditação ativa com a prática do Gyrokinesis.


30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page