Posts Recentes

Como a respiração pode melhorar a qualidade do sono

November 1, 2018

 

 

 

Muitas pessoas sofrem diariamente com insônia e acabam recorrendo a medicamentos para ajudar a pegar no sono. Mas antes de usar remédios, há outras alternativas que ajudam muito, como exercícios de respiração! Nossa sociedade tem um ritmo extremamente agitado e, mesmo à noite quando deveríamos começar a nos preparar para o sono, ainda há muito luminosidade nas ruas e nas telas de celulares e computadores, o que estimula demais o cérebro e dificulta abaixar a frequência de pensamentos. O primeiro hábito que você deve tirar da sua rotina antes de ir para a cama é o uso de tablets e celulares, que ativam a mente e substituir pela respiração, que ajuda a levar o corpo para um estado de relaxamento. 

Durante o dia respiramos inconscientemente para sobrevivermos e nos esquecemos do grande poder que é controlarmos como o ar entra e sai dos nossos pulmões. Tirar alguns minutos para se concentrar apenas em respirar pode transformar completamente a sua relação com o sono. Deite-se e procure tornar a respiração cada vez mais lenta, tanto na inspiração quanto na expiração. Feche os olhos e tente deixar os pensamentos de lado e pense apenas no oxigênio entrando e saindo do seu corpo. Colocar uma contagem pode ajudar na concentração, por exemplo: comece inspirando contando até quatro e expirando contando até seis e vá gradualmente aumentando esse tempo. Esse exercício vai estimulando o sistema parassimpático, que é o responsável pelo relaxamento e deixa o sistema simpático de lado, o responsável pelas nossas respostas ao estresse. 

Deixe os pensamentos chegarem e partirem sem se focar em nenhum deles, mas também sem travar uma guerra com a sua mente. O objetivo é relaxar, então não adianta ficar tenso pensando que não pode pensar em nada. Apenas se concentre em respirar e em contar o tempo da sua inspiração e expiração, que o relaxamento vai começar.

Uma outra dica é experimentar a respiração alternada, tapando sempre uma narina por vez: tape a narina direita e inspire, troque o fecho e expire pela narina esquerda; inspire por esse mesmo lado e troque para expirar pelo lado direito. Essa técnica é muito eficaz para ajudar a acalmar a ansiedade. Experimente respirar antes de recorrer à medicação! A sua saúde agradece. 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

February 26, 2019

February 5, 2019

January 31, 2019

Please reload