top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdmin

Sete Benefícios do Treino Funcional


Temos milhares de razões para vocês virem para o Circuito Funcional aqui no Respirartes, mas se precisa fazer uma lista com as principais, a gente faz! O nosso treinador, Willian Pereira, prepara um treino que se adapta ao aluno e ao que ele procura melhorar na sua vida. As aulas são feitas em grupos de até três alunos para que cada um receba uma atenção especial sem precisar pagar pelo preço de um personal trainer. Dá uma olhada nos sete principais benefícios da prática:

1) Torna o cotidiano mais leve

Como o treino aprimora o funcionamento do corpo como um todo com o fortalecimento da musculatura, resistência física e ganho de estabilidade; atividades cotidianas passam a ser mais simples de se realizar. Comparado com a musculação, o funcional é mais eficiente porque coloca mais carga e repetições em movimentos que fazemos todos os dias como correr e agachar. Esse tipo de treino melhora a qualidade de vida com praticidade, eficiência e simplicidade.

2) Melhora a memória muscular

Um dos melhores benefícios do treino funcional é a construção de uma memória muscular. Ao realizar um exercício repetidamente o corpo vai reagir de forma mais rápida e eficiente na próxima vez que for fazer, o que é muito importante para praticantes de esportes. Com a prática frequente do treino funcional você constrói não apenas uma musculatura forte, mas também exercita o cérebro, aprimorando a memória.

3) Pouco impacto

Como o Circuito Funcional usa exercícios de pouco impacto, é um bom ponto de início para qualquer pessoa começar. Não importa o preparo físico ou idade, o treino ajuda a aprimorar todas as habilidades físicas sem causar estresse nas articulações e ossos. A carga é menos importante do que a qualidade do movimento e consciência corporal, com o tempo o aluno começa a aumentar o peso, mas sem sobrecarregar o corpo.

4) Aumenta a flexibilidade e coordenação

Apesar de muitas pessoas acharem que o treino funcional deixa as pessoas inchadas e sem flexibilidade, na verdade é exatamente o contrário. Os exercícios sempre são feitos usando toda a amplitude corpo, ou seja, num agachamento o aluno precisa esticar toda a pena antes de descer até o ponto máximo; o que diminui as chances de "inchaço" da musculatura e aumenta a amplitude de movimentos.

5) Melhora a postura e o equilíbrio

Os exercícios do treino funcional usam múltiplos músculos simultaneamente para melhorar a força e equilíbrio, aprimorando assim toda a postura do corpo. A maioria dos movimentos não são totalmente estáveis, o que torna necessário o uso de outros pequenos músculos para ajudar no equilíbrio para ajudar os maiores, o que evite a sobrecarga muscular e traz uma postura mais equilibrada.

6) Evita a dor nas articulações

Para quem sofre com dores nas costas, músculos e articulações, o treino funcional pode ser muito benéfico. Mais conhecido por fazer a ponte entre o treino personal e fisioterapia, o Circuito foi criado para ajudar o corpo a voltar a se mover da forma como foi formado para se mover. Por causa disso, dores crônicas nas costas, joelhos e outras articulações diminuem muito com o fortalecimento do corpo de forma integrada. Como o treino torna movimentos cotidianos mais fáceis de serem executados, é ideal até para pessoas que sofrem de artrite ou dores crônicas: o que uma vez era muito difícil, se torna fácil.

7) Diminui o risco de lesões

Ao imitar movimentos do dia-a-dia durante o treino, o corpo começa a lidar mais facilmente com estresses. O Funcional sai do convencional porque reduz o risco de lesões e sobrecarga do corpo: os músculos não são apenas fortalecidos, mas também todos os ligamentos - que são sempre os mais sucetíveis a lesões.


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page